sábado, 4 de outubro de 2014

Xico

No dia 31 de Julho fez um ano que o vi pela 1ª vez. Estava sossegado, quieto num sítio escuro. Olhou para mim e eu olhei para ele e foi amor à 1ª vista. Era aquele, tinha de ser aquele.
Embora só tenha percebido isto mais tarde, ele precisava tanto de mim como eu dele. O Xico é o meu anti-depressivo. Nunca vou esquecer a forma como me olhou naquele dia, calado, o olhar era de uma intensa tristeza. Demorei 1 segundo a escolhê-lo e já só pensava levá-lo comigo.
No momento em que o vejo fora da jaula, pestanejei . Estava tão magro, faltava tanto pêlo , cheirava tão mal. Ah, o cheiro era nauseabundo.





Foram alguns meses para recuperar, o sistema imunitário estava fraco, não pode ser vacinado nem andar no chão. Não comia ração e fazia-lhe frango cozido com arroz :)
Agora o Xico cresceu , já tem 1 ano e 4 meses e no momento em que escrevo está deitado aos meus pés. Levantou-se para ladrar a um cão sem perceber que era na televisão ehehehe, está pendurado na varanda a ver se passa o cão.

O Xico foi a melhor coisa que me aconteceu no último ano.
Agora está recuperado, continua a ser magro - às vezes chamo-o de Xico Fininho, é uma grande companhia. 

O Xico é simpático, quer sempre saltar às pessoas. É rufia , ou seja, farta-se de ladrar aos outros cães mas dentro do carro. É meigo, gostava de me lamber os pés ou a cara quando me apanha a dormir. Bate-nos com o focinho quando quer alguma coisa, vira a cabeça quando estámos a falar com ele. É carente e guloso. Gosta de estar sempre perto ( continua aos meus pés ) . Quando quer ir à rua senta-se à minha frente e fixa o olhar. Quando quer comer faz a mesma coisa mas leva-me à cozinha. Quando vamos à rua salta muito de alegria e espreguiça-se sempre antes de eu colocar a trela.
O Xico foi a melhor coisa que me aconteceu no último ano.
Ah, às vezes é um aborrecido, mas nunca consigo ficar chateada com ele muito tempo. Não com aquele olhar..

1 comentário: